terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Operação "cavalo de Troia"

Boas férias a todos.

Mais uma vez me afastei por um longo tempo do blog. Hoje volto para contar para vocês como foram os últimos dias na escola, antes das férias. Tivemos uma festa com apresentações dos projetos desenvolvidos pelos professores com suas respectivas turmas. Os nossos pequenos bárbaros da turma 1601 estavam ensaiando com a prof.ª Rosa, de Teatro uma peça sobre a "Guerra de Troia". Na verdade, a peça foi fruto de um trabalho conjunto entre essa professora que vos fala, da disciplina História e os professores de Teatro, Música e Português.
Umas duas semanas antes estive assistindo os ensaios e como vocês podem imaginar, era o caos. Achei que daquele mato não ia sair nem coelho, quanto mais cavalo. No dia, entretanto, saiu tudo perfeito e nós, professores e direção ficamos mais que surpreendidos com a capacidade dos nossos pequenos gregos e troianos.

O sucesso do projeto dependeu da obstinação da professora Rosa, uma das mais comprometidas e conscientes e que eu já encontrei nesses poucos anos de trabalho na Rede Municipal.
O projeto se iniciou, alguns meses antes, com a leitura do livro "Presente de Grego" de Elenice Machado de Almeida (ideia minha!).


O livro é uma adaptação das histórias da Ilíada e da Odisseia para crianças. Outra opção, se a ideia for fazer um teatro é a adaptação da Ruth Rocha, da Odisseia, que costuma existir nas bibliotecas da Rede Municipal.

Nós recomendamos aos alunos que lessem também a "versão"  da Ruth Rocha disponível na nossa sala de leitura.



Em um segundo momento, os alunos assistiram a uma versão editada do filme Troia, aquele com o Brad Pitt mesmo.


 Também assistiram ao vídeo sobre a Grécia Antiga da série "Grandes Civilizações", que conta de maneira didática um pouco da história de Homero.


Por fim, restava a elaboração do roteiro da peça. Em um primeiro momento, o próprio Homero se apresentava dizendo a que veio (contar a história da Guerra de Troia)


(W. nosso Homero)

Aqui, as deusas do Olimpo entram em uma disputa para saber qual delas era a mais bela e coube a Páris, princípe de Troia, decidir essa disputa.


(Nossas deusas, da esqueda para a direita, Hera, Atena e Afrodite, que ganhou a disputa prometendo a Páris a mulher mais bela do mundo, Helena)


(O rapto de B. nossa Helena de Troia)


(Os generais se reunem sob o comando dos reis Menelau e Agamenon e resolvem atacar Troia)


(Surge a ideia do cavalo e olha ele aí)



(Os gregos adentram as muralhas de Troia e derrotam os troianos)



(O canto das mulheres troianas, poema feito pela professora Roberta de Português, contra a guerra)


(Todos juntos agradecem ao som de "O que é o que é, música do Gonzaguinha escolhida pelos alunos junto com o Prof. Marcelo, de Música para representar a paz e a vontade de viver)

Só posso agradecer aos alunos e a Prof.ª Rosa porque a peça foi um sucesso. Aguardem ano que vem novas montagens da nossa companhia.