A ideia inicial da coordenadora era fazer um Arraiá ecológico e que homenageasse Luiz Gonzaga. Até aí tudo bem. Mas como mobilizar os alunos em prol da festa? Eles adoram competição, então, o jeito encontrado foi fazer uma gincana entre as turmas. A turma que conseguisse mais prendas para as barracas e fizesse mais bandeirinhas para enfeitar a festa ganharia um passeio. Cada professor se tornaria responsável por ajudar a turma nas barracas de brincadeiras e na gincana. Os professores e pasmem, os alunos também, se engajaram verdadeiramente no projeto. Merece destaque a atuação do Grêmio da escola, que desempenhou de maneira excepcional o seu trabalho de fazer a contagem de pontos da gincana.
Por aproximadamente duas semanas a escola girou em torno disso. Os trabalhos tinham por tema festa junina, Luiz Gonzaga e sustentabilidade (tema da moda) e serviram para enfeitar o pátio da escola. Para cada turma foi sorteada uma música de Luiz Gonzaga e os alunos tinham que elaborar uma paródia cujo tema fosse sustentabilidade. As paródias ficaram sensacionais.
Fui escolhida pela turma 1801, com muita surpresa, para ser a professora madrinha da turma. Desde o ano passado tenho alguns problemas com essa turma em sala. Faço malabarismo todas as aulas para tentar prender a atenção deles. Embora eles sejam uma turma que gosta de trabalhar e trabalha bem em equipe, as aulas expositivas com eles, por mais que eu me esforçasse, nunca funcionaram.
Eles são mesmo surpreendentes e se engajaram de uma forma que eu nunca vi. Resolvi embarcar nessa também. Ajudei a confeccionar o letreiro da barraca, consegui pneus, material reciclável, comprei tinta e fizemos uma pescaria ecológica, cujo objetivo era pescar o lixo do rio. Detalhe: o nosso rio era feito com pneus. Uma ideia que foi tirada da internet.
Das outras barracas, infelizmente, não sobraram fotos, uma vez que aconteceu um problema com a máquina da escola, mas a festa foi um sucesso. Todas as barracas tiveram uma temática sustentável. Teve casamento na roça (ensaiado com a professora Rosa de teatro), quadrilha, barraca de comidas típicas e barracas de brincadeiras (tudo organizado e gerenciado pelos alunos). Deixo aqui as fotos da barraca da pescaria, que foram tiradas do meu celular:
Letreiro feito com revistas pelos próprios alunos da turma 1801.
Os pneus que conseguimos em uma borracharia próxima à escola pintados por mim e pelos alunos.
Os alunos na barraca.
A festa foi divertidíssima para os alunos e para nós professores e mostrou que nem só de sala de aula vive uma escola. Meu relacionamento com a turma 1801 melhorou muito depois da festa. Essa experiência mostrou que é possível levar à frente um projeto coletivo quando todos se mobilizam em torno disso.
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