sábado, 25 de agosto de 2012

Eco-arraiá do Gonzagão

Bem, amigos, mais uma vez fiquei um período maior do que gostaria sem escrever no blog. Hoje vim contar para vocês sobre um evento que aconteceu na escola mês passado (mais precisamente no dia 12 de julho), a nossa Festa Julina.
A ideia inicial da coordenadora era fazer um Arraiá ecológico e que homenageasse Luiz Gonzaga. Até aí tudo bem. Mas como mobilizar os alunos em prol da festa? Eles adoram competição, então, o jeito encontrado foi fazer uma gincana entre as turmas. A turma que conseguisse mais prendas para as barracas e fizesse mais bandeirinhas para enfeitar a festa ganharia um passeio. Cada professor se tornaria responsável por ajudar a turma nas barracas de brincadeiras e na gincana. Os professores e pasmem, os alunos também, se engajaram verdadeiramente no projeto. Merece destaque a atuação do Grêmio da escola, que desempenhou de maneira excepcional o seu trabalho de fazer a contagem de pontos da gincana.
Por aproximadamente duas semanas a escola girou em torno disso. Os trabalhos tinham por tema festa junina, Luiz Gonzaga e sustentabilidade (tema da moda) e serviram para enfeitar o pátio da escola. Para cada turma foi sorteada uma música de Luiz Gonzaga e os alunos tinham que elaborar uma paródia cujo tema fosse sustentabilidade. As paródias ficaram sensacionais.
Fui escolhida pela turma 1801, com muita surpresa, para ser a professora madrinha da turma. Desde o ano passado tenho alguns problemas com essa turma em sala. Faço malabarismo todas as aulas para tentar prender a atenção deles. Embora eles sejam uma turma que gosta de trabalhar e trabalha bem em equipe, as aulas expositivas com eles, por mais que eu me esforçasse, nunca funcionaram.
Eles são mesmo surpreendentes e se engajaram de uma forma que eu nunca vi. Resolvi embarcar nessa também. Ajudei a confeccionar o letreiro da  barraca, consegui pneus, material reciclável, comprei tinta e fizemos uma pescaria ecológica, cujo objetivo era pescar o lixo do rio. Detalhe: o nosso rio era feito com pneus. Uma ideia que foi tirada da internet.
Das outras barracas, infelizmente, não sobraram fotos, uma vez que aconteceu um problema com a máquina da escola, mas a festa foi um sucesso. Todas as barracas tiveram uma temática sustentável. Teve casamento na roça (ensaiado com a professora Rosa de teatro), quadrilha, barraca de comidas típicas e barracas de brincadeiras (tudo organizado e gerenciado pelos alunos). Deixo aqui as fotos da barraca da pescaria, que foram tiradas do meu celular:


Letreiro feito com revistas pelos próprios alunos da turma 1801. 


Os pneus que conseguimos em uma borracharia próxima à escola pintados por mim e pelos alunos. 

Os alunos na barraca. 

A festa foi divertidíssima para os alunos e para nós professores e mostrou que nem só de sala de aula vive uma escola. Meu relacionamento com a turma 1801 melhorou muito depois da festa. Essa experiência mostrou que é possível levar à frente um projeto coletivo quando todos se mobilizam em torno disso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário