Percebi, entretanto, que eles gostam de trabalhos diversificados e essas aulas rendem mais. O problema é como fazer um trabalho com uma turma que não têm nenhum tipo de material? Comprar tudo? Pegar na escola? Às vezes dá certo, às vezes não.
Como estávamos trabalhando com Roma Antiga pensei em propor um trabalho com mosaico. Dividi a turma em pequenos grupos, consegui emprestado umas tesouras e colas na escola e comprei papel colorido, uma cartolina de cada cor. Dividi o papel dando um pedaço de cada cor para cada grupo.
Expliquei que o mosaico é uma técnica muito antiga produzida com pequenas pastilhas de cerâmica ou pedrinhas que são dispostas para formar uma imagem maior. Disse que os romanos antigos, que estamos estudando, gostavam muito da técnica e a usavam para decorar ambientes. Mostrei alguns mosaicos romanos, como os que estão abaixo:
Mosaico do Império Romano em Vichten, em Luxemburgo, representando Tália, a musa da comédia
O poeta romano Virgílio (Século III)
Entreguei alguns desenhos para os grupos retirados desses sites:
Expliquei que eles deveriam a partir daqueles desenhos produzirem mosaicos.
O resultado foram esses mosaicos produzidos pelos meus romanos:
A lenda da fundação de Roma ganhou novos contornos, pois mesmo que Rômulo e Remo fossem gêmeos, um era branco (ou rosa) e o outro negro (rsrsrs)
As classes sociais. Repare no chapéu do plebeu!
Um autêntico capacete de soldado romano todo em ouro e prata.
O Coliseu.
O gladiador pronto para combater dentro dele.
Dois modelitos usados pelos soldados romanos.
As residências romanas.
Acho que os trabalhos ficaram muito bons. Acho que eles aprenderam muito com os mosaicos e gostaram de fazer. Pelo menos, achei que se envolveram com o trabalho.
Ficou lindo!
ResponderExcluir