quarta-feira, 15 de junho de 2011

Um pouco menos de mais do mesmo ou o que Harry Potter tem a ver com o Renascimento

Continuo na minha tarefa inglória de explicar o Renascimento para os alunos de sétimo ano. Em minhas buscas pela minha mais fiel aliada na tarefa do preparo dos materiais de aula, a internet, encontrei o anúncio de uma exposição organizada pelo o Museu de Ciências Naturais da Universidade do Alabama que relacionava o mundo de Harry Potter com a época, as crenças e os costumes do Renascimento.

Pensei que a exposição era perfeita para tornar mais claro para os alunos aspectos da mentalidade renascentista.

Chafurdando um pouco mais, encontrei o site da exposição e me encantei pelo que vi, uma vez que sou historiadora e também Pottermaníaca. Para mim, foi muito legal saber que a J. K. Rowling (autora da série, para os não iniciados) foi buscar elementos das ciências e crenças existentes na época para compor o universo de magia e bruxaria no qual Potter e companhia atuam. Me interessei também pelo fato dos livros abordarem valores como amizade, ética, responsabilidade, preconceito, necessidade de fazer o que é certo, valores esses tão em baixa no mundo de hoje. Eu até levei o meu chapéu de bruxa para tornar a aula mais divertida e fazê-los entrar no clima.
Não vou dizer que os alunos não gostaram. Até se interessaram no início. O problema é que quando eu tentava mostrar algo que tinha mais a ver com o Renascimento do que com Harry Potter, o interesse magicamente desaparecia e dava lugar ao falatório sem controle.

Eu achei muito legal que muitos já tivessem lido os livros. O problema é que eles realmente não queriam e não querem saber do Renascimento. Não querem saber se a autora bebeu nessa fonte, não se interessam por tais informações.

Mas como eu achei a exposição muito criativa e inteligente, vou colocar aqui fragmentos dos slides que preparei e comentar a forma como encaminhei as discussões.





Para iniciar, passei o trailler do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal que todos eles já tinham visto ao menos uma vez na vida.




Em seguida, expliquei que a fabricação da tal pedra filosofal era um dos principais objetivos dos alquimistas e expliquei em linhas gerais o que era alquimia. O que mais me impressionou foi o fato de um dos alunos ter mencionado a música "Os alquimistas estão chegando" do Jorge Ben. Isso me deixou até feliz. A música é ótima para se utilizar em sala, embora eu não a tenha incluído.
Expliquei que existia a crença de que a pedra filosofal fosse capaz de conferir a juventude eterna a quem a possuísse, tal e qual no filme. Expliquei também que o trabalho desses alquimistas foram a base da ciência que conhecemos hoje como química, pois eles também estudavam a constituição dos elementos, misturando-os, triturando-os, destilando-os.







Ilustração de um equipamento de destilação feita por Ambroise Paré ( Les Oeuures d'Ambroise Paré, 1585)

Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/exhibition/harrypottersworld/potions.html





Imagem da aula de poções no filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”


Disponível em: http://capricho.abril.com.br/blogs/play/94322/


Tal como no filme, acreditava-se que o alquimista Nicolal Flamel (França, 1330 — 1418) tenha conseguido criar a pedra filosofal.





Retrato de Nicolal Flamel

Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/exhibition/harrypottersworld/potions.html


Para criar as suas "poções" os alquimistas, mas não somente eles, estudavam as propriedades das plantas e hoje nós temos uma ciência daí originária, chamada botânica. No mundo de Harry Potter os alunos estudam Herbologia com a professora Sprout.





Ronald Wesley e uma Madrágora. Cena do filme “Harry Potter e a Câmara Secreta”.

Disponível em: http://hogwartsenciclopedia.blogspot.com/2010/03/aulas-de-herbologia-mandragoras.html





Detalhe de uma ilustração de uma mandrágora fêmea
(Hortus Sanitatis, Jacob Meydenback 1491)

Os conhecimentos sobre plantas existentes na época eram organizados em livros e quem fazia isso na época do Renascimento eram os estudiosos de Botânica.





Ilustração de uma discussão entre botânicos. (Hortus Sanitatis, 1491)
Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/exhibition/harrypottersworld/herbology.html

Em Hogwarts, Harry e seus amigos não aprendem apenas sobre poções e feitiços, mas também sobre o mundo natural, que é povoado por criaturas mágicas. Para isso, existe a disciplina "Trato com criaturas mágicas".


Achei importante frisar para eles que a curiosidade em relação ao mundo é resultado de uma mudança de posturam em relação ao conhecimento e à capacidade do homem para descobrir e explicar as coisas do mundo nartural. Esse mundo natural, segundo os autores da época do Renascimento, estava povoado de animais que hoje consideramos míticos. Alguns deles aparecem no universo mágico de HP.

Ilustrações de Basilisco e Dragão. Konrad Gesner, Historiae Animalium, 1551.
Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/exhibition/harrypottersworld/monsters.html



Unicórnio. Konrad Gesner, Historiae Animalium, 1551.

llustration of merpeople. The Workes of Ambrose Parey, translated out of Latine, 1634.
Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/exhibition/harrypottersworld/fantasticBeasts.html

Acabei por concluir que: J. K Rowling pesquisou crenças, tradições e elementos das ciências da época do Renascimento; essas ciências estava intimamente relacionadas com as crenças mágicas e a observação da natureza; alquimia, astrologia (existente até hoje), filosofia natural (botânica e zoologia) são algumas dessas ciências; a série HP examina importantes temas éticos, tais como o desejo de conhecimento, os efeitos do preconceito e da responsabilidade que vem com o poder e os Renascentistas  também tinham dúvidas parecidas sobre o alcance do seu poder de descobrir e modificar a natureza e a responsabilidade envolvida.

Por fim, deixei no ar frases para eles pensarem um pouco a respeito:  "Não são nossos talentos que mostram aquilo que realmente somos, mas sim as nossas escolhas." (Harry Potter e a Câmara Secreta) e "Chegou a hora de escolhermos entre o que é certo e o que é fácil." (Harry Potter e a Ordem da Fênix). 

Se quiserem saber mais sobre HP e o Renascimento acessem a exposição: http://www.nlm.nih.gov/exhibition/harrypottersworld/fantasticBeasts.html (site em inglês)

Para compor a aula também utilizei dados da Wikipédia.

Os direitos das imagens dos filmes são da Warner Bros.

http://www.br.warnerbros.com/

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post. Ótima "sacada" em relacionar com Harry Potter. Temos q, realmente, falar numa "linguagem" que os alunos entendam.

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